Seguidores

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Rope (festim diabólico)





Escrevo hoje sobre o trabalho de um dos maiores e geniais diretores de todos os tempos: Alfred Hitchcock. Este que foi um dos mais brilhantes visionários, pois começou com o cinema mudo, evoluiu rapidamente ao cinema falado e transcendeu para o cinema colorido com sutileza e maestria. Mestre do suspense e acima disso mestre da sétima arte, falarei agora de Rope, mas poderia falar de outra dúzia de filmes espetaculares de sua filmografia com mais de 80 filmes. A história começa com o estragulamento de um jovem por dois outros igualmente jovens com uma corda  ( daí o nome original e não o pavoroso nome em português). Esses jovens matam apenas para saber qual a sensação desse ato e para deixar mais macabro colocam o corpo num baú e o fazem de mesa de aperitivos para a festa que se vem a seguir. Um dos convidados é o ex-professor deles (interpretado pelo excelente James Stewart) e nos tempos de escola o professor os apresentou a ideia do superhomem de Nietzsche que foi o que levou a experimentação extrema dos dois criminosos. Umas das coisas fantásticas do filme é que ele é rodado num único take ( ou ao menos para nós deve se ter essa sensação, já que os rolos dos filmes gravavam apenas 20 minutos seguidos e os cortes eram feitos em closes nas roupas das pessoas) além do timing dos atores com os movimentos lindos da câmera, sem contar o suspense ao longo de todo o filme para se saber seu desfecho. Um filme para se assistir e não se esquecer jamais, quem senão Hitchcock para nos proporcionar uma obra de arte tão imortal. 

4 comentários:

  1. nunca assisti esse filme porque o nome não fazia sentido pra mim...

    ResponderExcluir
  2. Engraçado. Não sei o motivo, mas tenho um certo receio de filmes antigos. Talvez por estar acostumada com filmes totalmente tecnológicos, com inúmeros efeitos especiais etc. Mas depois deste post, com certeza esse vai entrar na lista dos 'filmes para assistir'.
    Abraços,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Assisti o filme influenciado por essa crítica. Gostei bastante, espero mais indicações de filmes antigos, pois recentemente descobri a qualidade deste universo quando assisti alguns filmes de Sergio Leone e Akira Kurosawa.

    ResponderExcluir
  4. continue postando filmes e que tal dá boas sugestões para quem quiser umas dicas.

    ResponderExcluir