Seguidores

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Zeitgeist The movie



Olá pessoal! Escrevo agora sobre um documentário que vi recentemente. Zeitgeist ( que significa aproximadamente, forma de pensamento ao longo de uma era) o filme é dividido em três partes. A primeira centra-se na elucidação histórica do surgimento de diversas religiões, na segunda parte monstra as grandes corporações e seu poder e na terceira mostra o que o futuro pode nos reservar. Sua primeira parte é ótima, com investigações arqueológicas e comparações com diversas divindades criadas antes e depois do cristianismo com uma explicação do porque o zodíaco é tão presente até hoje para nós. A segunda mostra uma análise das familias dos grandes banqueiros do mundo e sua interferência no Estado de seus respectivos países, já a terceira parte mostra um tanto quanto ficcional em seu desenvolvimento. A maior força do filme reside em suas duas primeiras partes com um apelo que é difícil de não ser observado ou levado a sério, mesmo que em parte, por mais que você seja extremamente religioso, pois é sempre bom ver o que está a sua volta e é sempre importante se questionar sobre suas certezas. Não falarei muito do filme para não comprometer o desenvolvimento do filme, mas é um filme que merece ser visto sem sombra de dúvida, pois refletir sobre nossa existência nunca é mal não é? 


3 comentários:

  1. Na época em que o assisti fiquei muito impressionado, e por isso mesmo duvidei de suas fontes. Pesquisei bastante na internet e acabei ainda mais confuso, uma vez em que, apareceram confirmações ao mesmo tempo em que encontrei pessoas extremamente antireligiosas e anticapitalistas, e que por isso mesmo deveriam ter gostado do filme, mas o acusavam de alterar um pouco de cada mitologia, para que todas se encaixassem perfeitamente.

    Claro, para tirar provas reais eu teria que estudar realmente cada mitologia, o que não me dispus a fazer, o que fiz apenas foi procurar opiniões de pessoas que pudessem ser consideradas especialistas, mas com isso não cheguei a nenhuma conclusão.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo cunhado,

    vou ver se acho este filme por aqui (improvável!). Em Araçatuba até deve ter. Depois que eu assisti-lo, passo-lhe minhas considerações.

    Abração pra ti e pra minha irmãzinha,

    André Luiz, diretamente de Capella, terceira estrela da Constelação do Cocheiro, co-irmã da Grande Alpha-Auriga.

    ResponderExcluir
  3. Ai esta um filme que o Daniel (Geografia - made in Goncalves) nos apresentou, porem acabei esquecendo. Agora, com esse novo contato e comentarios...me interessei novamente e tentarei nao esquecer de ver e (se me lembrar) voltar aqui e tecer minhas impressoes a respeito.
    Abs, Master!

    ResponderExcluir